Durante o mês de junho, a Escola Estadual José Elias Issa, vinculada à SRE Metropolitana C, promoveu a 6ª edição do seu tradicional Workshop Acadêmico Tech, consolidando a proposta pedagógica de integrar teoria e prática no ensino técnico em informática.

Sob a coordenação da professora Simone Santos Martins Silva e com o protagonismo dos estudantes do 3º módulo do curso técnico em Informática, o evento representou a culminância de um semestre marcado por intensas práticas interdisciplinares. A proposta desafiou os alunos a fundarem empresas fictícias de manutenção de computadores — Assistec, Nexo, Nexora e Zenith — e a desenvolverem, em cada uma, sistemas completos de Ordem de Serviço. Integrando teoria e prática, os conteúdos curriculares foram articulados em um projeto pedagógico inovador, promovendo uma aprendizagem ativa, colaborativa e alinhada às demandas do mundo do trabalho.

Além da simulação da rotina empresarial com sistemas automatizados em Java, os estudantes também criaram sites institucionais, aprimoraram bancos de dados e organizaram apresentações interativas abertas à comunidade. Um dos destaques foi o Campeonato de Robótica, com as divertidas competições de Futebol de Robôs e “Fura-Balão”, que mobilizou não só os atuais estudantes, como também ex-alunos do curso.

Outro ponto alto do evento foi o lançamento do jogo educativo Star Four, idealizado a partir da união das quatro empresas fictícias, mostrando o potencial criativo dos jovens para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à educação.

O stand de Robótica Educacional atraiu a atenção dos visitantes com projetos maker apresentados por estudantes e ex-alunos, evidenciando a continuidade do compromisso da escola com a formação prática e cidadã. A programação contou ainda com dinâmicas interativas, sorteio de brindes com apoio de parceiros da comunidade local, e uma recepção calorosa por parte da equipe pedagógica e direção escolar.

A realização do Workshop Tech é parte da metodologia consolidada pela escola desde 2017, fortalecendo o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e o preparo para o mercado de trabalho. A SRE Metropolitana C parabeniza a equipe da E. E. José Elias Issa pelo empenho e pela excelência na condução do projeto.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Projeto AS DIFERENÇAS SOMAM! “A MÃO QUE SE ESTENDE É A MÃO QUE CURA!”, foi proposto por ser um tema que abrangerá a história do racismo, da discriminação e do preconceito, em suas variadas formas e eixos temáticos. Trabalhar com este tema, levará conhecimento para as alunas da escola e permitirá que elas possam se reconhecer, se fortalecer e conhecer formas de prevenir abordagens de discriminação, preconceito e racismo para suas vidas e para outras pessoas de seu convívio social, com práticas saudáveis entre elas, que possam contribuir em sua passagem pelo sistema prisional. Trazer um conteúdo escolar rico de conhecimento histórico, como bagagem para a vida para as mulheres que se encontram privadas de liberdade e que muitas vezes são vítimas de violências causadas pela discriminação, preconceito ou racismo e suas variadas formas, é de suma importância para que, por meio do conhecimento promovido pela educação, elas sejam encorajadas à mudança de vida, ao empoderamento e à transformação pessoal, para que seu retorno a sociedade, seja de sucesso e efetivo, com metas concretas para uma nova história de vida.

PROJETO FESTIVAL CULTURAL 2025/2º

AVALIACAO DO PROJETO

TERMOS DE USO DE IMAGEM PROJETO FESTIVAL CULTURAL

TEXTO FORMANDA  ALEXCHAEWINA

 
 

  • PESQUISA CLIMA ESCOLAR

 

Informamos que, para darmos início às atividades relacionadas às ações de fortalecimento do atendimento socioemocional na rede estadual de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais encaminha a Pesquisa de Clima Escolar. O objetivo da pesquisa é captar percepções e opiniões dos diversos membros da comunidade escolar sobre a convivência escolar, as relações interpessoais, as condições de aprendizagem e sobre o ambiente geral da escola.

O público desta pesquisa abrange o gestor escolar, as equipes docentes e os estudantes. As respostas coletadas por meio desses questionários serão utilizadas para orientar o planejamento de intervenções voltadas à melhoria da qualidade do clima escolar, bem como para avaliar a eficácia dessas intervenções.

Desta forma, informamos que, no período de 08/02/2024 a 27/03/2024, serão disponibilizados os formulários da Pesquisa de Clima Escolar. 

Haverá três formulários distintos. Para melhor auxiliá-los e facilitar o preenchimento, encaminhamos os links da pesquisa "Clima Escolar", já baixados.

 
Estudantes: destinado para os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental e estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.
 
 
 
Professores: destinado aos professores das escolas públicas estaduais das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências ou Biologia, História e Educação Física. 
 
 
 
Formulário Gestores:

Preenchimento já concluído.

 

Salientamos que o preenchimento do Formulário da Pesquisa de Clima Escolar dos Gestores é obrigatório. Todos os gestores escolares devem responder um formulário para sua respectiva escola, utilizando exclusivamente o e-mail institucional da unidade de ensino (no modelo “escola.cóEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”). Quanto aos formulários destinados aos professores e estudantes, é de preenchimento voluntário, mas é importante incentivar a participação para se ter um panorama de cada escola quanto à sua realidade local.

Para os Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) e escolas estaduais que atendem as Unidades Socioeducativas e Prisionais, neste momento, serão aplicados apenas os formulários de gestores e professores. Nas escolas indígenas, a participação em toda a pesquisa (incluindo os formulários de gestores, professores e estudantes) será facultativa. A viabilidade do preenchimento do Formulário de Clima Escolar pelos estudantes públicos da Educação Especial deverá ser analisada e acompanhada pela Equipe Pedagógica.

Todas as escolas devem se organizar para designar um servidor responsável dentro da instituição. O servidor deverá ser encarregado de compartilhar o link do questionário, orientar os estudantes, incentivá-los a preencher o formulário e acompanhar o processo, abstendo-se de qualquer forma de interferência direta ou influência sobre os participantes ou os resultados, garantindo assim a integridade e imparcialidade da coleta de dados.

Além do questionário sobre Clima Escolar, os Gestores Escolares deverão responder ao final do formulário perguntas referentes às ações da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Essas perguntas buscam identificar áreas de risco e grupos vulneráveis, direcionando ações preventivas e implementando medidas como patrulhas escolares, palestras educativas e programas de conscientização no intuito de promover a segurança nas escolas estaduais de Minas Gerais.

A Superintendência Regional de Ensino deverá orientar as escolas da sua circunscrição sobre o preenchimento dos questionários, incentivando a participação de todos e monitorando o preenchimento dos formulários por meio de instrumentos que serão encaminhados pela SEE.

Agradecemos antecipadamente pela colaboração de todos (as), pois a participação ativa de cada membro é fundamental para o sucesso destas iniciativas.

 

 

  • PESQUISA SOCIOEMOCIONAL

 

Esta campanha visa explorar e compreender diversas dimensões das competências socioemocionais dos estudantes do 6° e 8° Ensino Fundamental e 2° Ensino Médio. É obrigatório que todos os estudantes públicos da campanha respondam a pesquisa utilizando o e-mail institucional. O formulário está disponível para preenchimento até o dia 27/03/2024.

Link do formulário para acesso pelos estudantes:

https://docs.google.com/forms/d/1NTJQ8oAQEgXzeuUekfUp-fREUvWmho4YSH9txLIGRz0/edit?usp=drivesdk

 

 

 

 

DIRETORIA EDUCACIONAL B - DIRE B

 

  • DIRETORA EDUCACIONAL

LUCIANA DUARTE DA CUNHA PEIXOTO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  • COMPETÊNCIAS LEGAIS

Decreto 45.849 de 27/12/2011

Art.72. A Diretoria Educacional - Áreas A e B - tem por finalidade coordenar, no âmbito regional, o desenvolvimento das ações pedagógicas e de atendimento escolar, com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento das Subsecretarias de Desenvolvimento da Educação Básica e de Informações e Tecnologias Educacionais, competindo-lhe:

II – orientar as escolas na elaboração de seu projeto pedagógico e do Plano Anual de Intervenção Pedagógica, subsidiando-as na implementação, monitoramento e avaliação das ações;
V – monitorar e avaliar a execução dos programas de apoio ao aluno;
VI – coordenar a realização dos exames supletivos;
X – acompanhar a realização do processo de avaliação sistêmica e utilizar os resultados para acionar estratégias de intervenção pedagógica;

 

  • SETORES PERTENCENTES A DIRE B

Divisão de Equipe Pedagógica;

Serviço de Apoio a Inclusão.

 

 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C CIDADE ADMINISTRATIVA -EDIFÍCIO GERAIS
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - 11º andar
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG
CEP: 31630-901