Nessa página você encontrará informações sobre processos de autorização para funcionamento de escolas e reconhecimento de cursos de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Curso Técnico). Esclarecemos que serão analisados somente os processos de escolas localizadas nos municípios e regionais atendidos pela SRE Metropolitana C: clique aqui.

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS DE CREDENCIAMENTO,  AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE NOVAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS OU DE IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CURSOS EM 2025

ESCOLAS PRIVADAS

• Autorização para funcionamento com a oferta do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Protocolo na SRE - Metropolitana C: até 30/06/2024

• Autorização para funcionamento com a oferta da Educação Infantil nos municípios de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Jaboticatubas, Confins, São José da Lapa, Morro do Pilar e Santana do Riacho.

Protocolo na SRE - Metropolitana C: até 30/06/2024

• Autorização para funcionamento com a oferta de Cursos Técnicos.

Protocolo na SRE - Metropolitana C: não há prazo para protocolar o processo, entretanto deve-se fazê-lo em até 180 (cento e oitenta) dias antes da sua pretendida implantação.

ESCOLAS MUNICIPAIS

• Autorização para funcionamento com a oferta do Ensino Fundamental ou Educação para Jovens e Adultos - EJA.

Documentação necessária:

• Para ofertar - Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA:

Credenciamento* clique aqui (Quadro operacional não disponível)

Autorização de Funcionamento clique aqui (Quadro operacional não disponível)

• Para ofertar Curso Técnico:

Credenciamento* clique aqui (Quadro operacional não disponível)

Autorização de funcionamentclique aqui (Quadro operacional não disponível)

* Caso a entidade mantenedora já possua portaria de credenciamento, fica dispensada de apresentar os documentos do Credenciamento nos processos supracitados.

• Para ofertar Educação Infantil:

Credenciamento* clique aqui

Autorização de funcionamentclique aqui

* Caso a entidade mantenedora já possua portaria de credenciamento, deverá apresentar, apenas, os documentos para Autorização de                       Funcionamento.

Atenção: antes de iniciar a  instrução dos processos é necessário buscar orientações no setor de Autorização de Funcionamento de Escola pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para protocolo, junto a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C - SREC,  o (a) requerente deverá colocar os processos em envelope lacrado contendo  as seguintes informações:

• Remetente: colocar a denominação  do estabelecimento de ensino a ser criado e o tipo de processo -> (credenciamento e autorização de cursos técnicos)
  • Destinatário: SRE - Metropolitana C | DIRE A| Setor de Autorização de Funcionamento de Escola | Prédio Gerais 1º andar.
  • Endereço para Protocolo: Cidade Administrativa de Minas Gerais, Rodovia Papa João Paulo II, 4001,  Prédio Gerais, 1º andar, lado par do prédio -> Protocolo

Principais legislações:

• Ensino Fundamental, Médio e EJA :

Resolução CEE 496/2023 clique aqui   Link:

Resolução CEE 465/2019 clique aqui

Resolução CEE 487/2021, dispõe sobre a orferta do Ensino Médio  clique aqui Link: https://cee.educacao.mg.gov.br/index.php/legislacao/resolucoes/download/66-2022/14936-resolucao-cee-n-487-de-17-de-dezembro-de-2021-publicada-em-20-01-22

Resolução CEE 481/2021, Institui e orienta a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais

Link: https://cee.educacao.mg.gov.br/index.php/legislacao/resolucoes/download/55-2021/13698-resolucao-cee-n-481-1-de-julho-2021

• Cursos Técnicos:

Resolução CEE 496/2023  clique aqui  Link:

Resolução CEE 484/2021 clique aqui

Resolução CNE/CP nº 01/2021 clique aqui

• Educação Infantil:

Resolução CEE 472/2019 clique aqui

Resolução CEE 496/2023 Link: https://cee.educacao.mg.gov.br/index.php/legislacao/resolucoes/category/86-2024

PRAZO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS DE RECONHECIMENTO OU RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DE CURSOS AUTORIZADOS E RECREDENCIAMENTO DA ENTIDADE MANTENEDORA

Prazo para protocolo na SRE - Metropolitana C:  Deve ser realizado em até 180 (cento e oitenta) dias antes do vencimento do ato autorizativo.

• Reconhecimento ou Renovação do Reconhecimento de cursos autorizadosclique aqui (Quadro operacional não disponível)
  • Recredenciamento da Entidade Mantenedoraclique aqui (Quadro operacional não disponível)