Orientações SISAP/Pagamento


O presente Manual dispõe sobre instrução e normatização do preenchimento do Quadro Informativo (QI), elaborado em março/2023, atualizado sempre que houver alterações, e objetiva consolidar em um só documento informações básicas necessárias para o preenchimento do mesmo, com vistas à geração de dados necessários à preparação de pagamento e à manutenção da vida funcional do servidor. Considerando que o QI é um dos principais documentos utilizados para alimentar de informações o Sistema de Administração de Pessoal (SISAP), que gerencia a vida funcional e financeira do servidor, exige-se do responsável pela administração da vida funcional dos servidores conhecimentos de todos os códigos e seus significados. Integram o Manual, instrução de preenchimento de cada campo do formulário, modelos de QI’s preenchidos com as situações mais comuns (mais informadas) e todas as tabelas de códigos com os seus significados, necessário para o preenchimento do mesmo. Esse Manual é originário do SISAP Central / SGP, órgão de gerenciamento do sistema de pessoal da Superintendência de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação, tendo sido, adaptado em partes. As alterações que porventura ocorrerem (e com certeza ocorrerão) serão imediatamente informadas às Escolas da jurisdição, com a inclusão das respectivas alterações e a simples substituição das páginas alteradas.

Para acessar o manual, clique aqui.

Para acessar a apresentação do Treinamento, clique aqui.

 

Acolhimento Marco Zero  na EE João de Almeida, Rib. das Neves/MG. (Diretor: Marcio Adriani Parreira, Vice-diretor Christiano Barbosa dos Santos)


  ACOLHER significa receber ou ser recebido por alguém, é um momento muito importante de aprendizado, de alegria, de entusiasmo e de sonhos!   
 
O ACOLHIMENTO MARCO ZERO é específico das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI e tem como objetivo sensibilizar estudantes recém-chegados(as) sobre a base do projeto escolar e dar o passo inicial às reflexões da disciplina Projeto de Vida - PV.  A EE João de Almeida, de Ribeirão das Neves, MG, realizou as atividades por meio dos alunos Jovens Protagonistas (JP's) da escola. Esses jovens aplicaram práticas, para todos os estudantes do 1º ano do EMTI,  como: construção do Livro da Vida, reflexão sobre os Quatro Pilares da Educação e o Varal dos Sonhos. Atividades intencionalmente preparadas para começar a trabalhar o projeto escolar, centrado no projeto de vida dos estudantes. 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O formulário se destina ao agendamento de atendimento presencial da SRE C na Cidade Administrativa, que em virtude da pandemia de COVID-19 encontra-se com quadro de servidores reduzido.

 Os dias de atendimento serão de segundas as sextas feiras das 09h:00 às 15h:30.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

* O preenchimento deste formulário não garante o atendimento. A confirmação do agendamento será encaminhada, pelo setor responsável na SRE, no e-mail cadastrado neste formulário pelo solicitante.

  

Para acessar o formulário de agendamento clique aqui.

 

 

Informamos que a autenticidade de documentos (visto confere) é um processo que exige a análise e conferência dos registros constantes nos arquivos escolares. E o prazo de realização desse serviço irá variar em razão do grau de dificuldade que a autoridade de ensino enfrentar para a localização dos documentos originais.

A comprovação da autenticidade de documentos escolares (diploma e histórico) deverá ser solicitada às Superintendências Regionais de Ensino (SRE), e o solicitante deverá apresentar, por e-mail ou encaminhar por serviços postais, os seguintes documentos:

  1. Diploma (digitalização ou cópia);
  2. Histórico Escolar (digitalização ou cópia);
  3. Carteira de Identidade (digitalização ou cópia);
  4. Informar o contato pessoal (E-mail e telefone).

Quando o solicitante não possuir os documentos escolares, deverá prestar o maior número de informações possíveis para que a SRE possa ajudar na localização junto à instituição: nome do estabelecimento de ensino, localidade, curso/série/etapa realizada, ano de conclusão, nome utilizado à época da conclusão, quando for o caso.

Quando a solicitação for encaminhada por e-mail, os documentos deverão ser digitalizados, preferencialmente em formato PDF, garantindo que esteja legível e fidedigno ao original.

A relação das escolas estaduais pertencentes a esta SREC para a solicitação de autenticidade de documentos escolares, consta neste site, no menu "Atendimento - Lista de Escolas".

A solicitação de autenticidade e a documentação necessária deve ser encaminhada para o seguinte e-mail da SREC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Orientações as escolas para a criação da Declaração de Transferência dos estudantes no SEI (Sistema Eletrônico de Informações)

 

Tutorial -Cadastramento de Processo “Declaração de transferência”

Apresentação do Memorando-Circular nº 9/2021/SEE/SOE

 

Vídeo 1

SRE Metropolitana C

Autor: Marco Aurélio

Declaração de Transferência no SEI - passo a passo

 

VÍDEO 2

SRE de Pará de Minas

Autor: Gilson Pereira

Explicativo sobre Transferência Escolar

 Autor: 

https://www.youtube.com/watch?v=9sW3uO5QmJM

 

VÍDEO 3

SRE de Pará de Minas

Autor: Gilson Pereira

Explicativo sobre envio e-mail para solicitante pelos gestores

 TRANSFERÊNCIA ESCOLAR : 

https://youtu.be/zJRiG-Hls6I

 

Vídeo 4

SRE Ubá

Autor: José Carlos Scher

https://youtu.be/auJgIe-yjEA

 

 

 

 

 

SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA ESCOLAR

 

ORIENTAÇÕES SOBRE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS DE TRANSFERÊNCIA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

 

  1. O responsável pelo aluno ou o próprio aluno, se maior de 18 anos de idade, deverá enviar a solicitação do documento para o e-mail institucional da escola, destacando no campo destinado ao assunto: TRANSFERÊNCIA – (NOME DO ALUNO).

  2. No corpo do e-mail, deverá constar o nome da escola o qual requer sua transferência, o nome completo do aluno, o ano de escolaridade, a identificação dos responsáveis ou do próprio aluno, se maior de 18 anos e telefone de contato.

  3. Anexar no e-mail a cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento do aluno, e, se for menor de idade, cópia do documento de identidade, com foto, do seu responsável. Caso o aluno seja maior de 18 anos, somente a cópia do seu documento de identidade, com foto, deverá ser encaminhada.

  4. Após consulta ao Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE), a escola deverá encerrar a matrícula do aluno com o motivo “transferido” e emitir a Ficha Individual para envio ao solicitante, junto à Declaração de Transferência, via e-mail.

  5. A Declaração de Transferência será emitida por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), visando a validação do documento mediante a assinatura do gestor escolar. Na declaração constará o número da Ficha Individual do aluno, emitida pelo SIMADE, que será anexada ao processo no SEI. Portanto, excepcionalmente, não haverá necessidade de assinaturas na Ficha Individual.

  6. Caso haja algum impedimento para a expedição da Declaração de Transferência (como por exemplo, a solicitação foi equivocada pois o aluno não estuda naquela escola), o fato deverá ser informado, imediatamente, ao solicitante.

  7. Ao concluir o processo de transferência, a escola deverá encaminhar a documentação por e-mail, e, se possível, entrar em contato com o solicitante por telefone, para informá-lo da disponibilização do documento.

  8. Ao receber os documentos, compete à escola de destino conferir todas as informações neles registrados, inclusive, se o código registrado na Declaração de Transferência é o mesmo constante na Ficha Individual.

  9. A escola expedirá o Histórico Escolar do aluno no prazo de 30 (trinta) dias e o digitalizará para encaminhamento ao interessado, por e-mail, se ainda não houver orientação para entrega de documentos de forma presencial. Nesse caso, a escola entregará o documento original ao interessado quando forem retomadas as atividades presenciais e/ou progressão de onda do Plano Minas Consciente.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C CIDADE ADMINISTRATIVA -EDIFÍCIO GERAIS
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - 11º andar
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG
CEP: 31630-901