Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual São João da Escócia, situada em Santa Luzia,  participaram, no sábado, 16/09, da Mostra das Profissões da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na edição deste ano, em que a Mostra contou com 40 mil alunos inscritos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, por meio de participação em palestras e salas interativas.

A escola vem marcando presença desde de 2015 por iniciativa da professora de Língua portuguesa Cristina Martins, que vê no evento uma forma de incentivar e nortear os estudantes em relação a escolha de cursos, que poderão se tornar futuras carreiras profissionais. Além disso, a Mostra das Profissões possibilita a vivência de uma realidade muito diferente para os estudantes, que muitas vezes conclui o ensino médio sem saber da existência de um espaço como a UFMG. “Ao chegar ao campus, muitos alunos ficam maravilhados, admirados com o clima do lugar, com as inúmeras possibilidades que lá existem. A partir disso, conseguir estudar na Universidade passa a ser um objetivo, o que se torna uma grande motivação para os estudos”, explica a docente.

“O campus é um universo e encantou os nossos estudantes, creio que foi uma experiência transformadora” comentou o diretor da Escola Estadual São João da Escócia, Rednei Luiz Pinto. Ele pontuou ainda que “A organização está de parabéns, todos que trabalharam se mostraram dispostos a ajudar e fizeram questão de deixar o ambiente acolhedor”. Os estudantes tiraram proveito da tecnologia, pois para quem não conhecia ao campus o aplicativo ajudou bastante.

A estudante Verônica Morais de 17 anos ainda está em dúvida sobre qual curso de graduação fazer. “Estou pensando em Veterinária, mas espero estar mais decidida o ano que vem”. Alguns lamentaram que a Mostra aconteça apenas uma vez no ano, mas já pensam em voltar em 2018.  A escola vai continuar o trabalho com esses estudantes, realizando testes vocacionais, seminários e simulados para o ENEM, de forma a prepará-los melhor para os grandes desafios.

AUTORA: ANA MARIA DA SILVA BARBOSA

CARGO: VICE DIRETORA TURNO DA MANHÃ