Projeto desenvolvido pelo corpo docente da escola e pedagoga da Unidade Público atendido: 25 IPLs alunas da Escola Estadual Herbert José de Souza.

Objetivo do projeto: apresentar às educandas, alunas da escola, mulheres que fizeram e fazem parte da história mundial. Que revolucionaram áreas da educação, da tecnologia, da ciência, da cultura, da história, área esportiva, artística. Mulheres que lutaram e lutam pelas causas das mulheres, contra a discriminação sexual, pelos direitos das mulheres, igualdade de gênero, contra a discriminação racial, pelo empoderamento feminino, pelo reconhecimento da mulher em diversas áreas. Estimular ao conhecimento e incentivar a uma transformação positiva de vida por meio de histórias tão ricas, de luta e empoderamento, vitórias e conquistas. Estimular a reflexão sobre a importância de acreditar e lutar pelos seu sonhos e ideais.

O material que motivou a realização do projeto foi o livro: Quem Sou Eu? Mulheres Incríveis, que trouxe histórias das seguintes mulheres: Ada Lovelace, Amelia Earhart, Anita Garibaldi, Anne Frank, Chimamanda Ngozi, Cleopatra, Emma Watson, Frida Kahlo, Joana Dark, Katherine Johnson, Malala Yousafzai, Maria Quiteria, Marta, Rosa Parks, Serena Willians, Tarcila do Amaral, Viola Davis. E o vídeo que foi adicionado de Vanilda de Jesus,“Uma mulher inspiradora”, que conta uma história de vida e de superação maravilhosa.

Etapas do projeto:

1. Apresentação de vídeo com a história das mulheres e explicação da história de vida de cada uma e interação com as alunas:

2. Apresentação de uma história de vida e de superação e de inspiração de Vanilda de Jesus, uma mulher de origem simples que foi demitida por ler o livro Escrava Isaura, na casa de sua patroa. Esta situação a fortaleceu e ela construiu uma biblioteca com um rico acervo, comprando e catando livros na rua e que hoje as bibliotecas que ela têm, também têm cunho social e oferecem refeições, enxovais, cestas básicas, cursos profissionalizantes e ainda contam com uma área para cuidado psicossocial, para mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade. O vídeo foi mais um passo para estimular e inspirar as educandas e demonstrar que é possível vencer lutas e conquistar ideais, para além das grades. Às educandas falaram de mulheres inspiradoras, ações que participam e sonhos.

3. Quiz para testar o desenvolvimento do projeto e o índice de aprendizagem. O mural do projeto, foi montado em conjunto com as reeducandas, com um quis onde elas iam respondendo sobre as mulheres incríveis que tinham aprendido, e quando acertavam ganhavam um chocolate bis.

4. Lanche especial para o Dia Internacional da Mulher. Foi servido um delicioso cachorro quente com suco preparado pela diretora da escola com carinho.

5. Mulheres incríveis mexem o corpo e trabalham a mente: Aulas de educação Física promovidas pela professora, com jogos variados de tabuleiro, vôlei, peteca, alongamento, promovendo o bem-estar físico e mental das educandas.

6. Cinema pra Elas : Filme “Estrelas Além do Tempo” ressalta a importância da valorização da diversidade e da inclusão. As protagonistas enfrentam discriminação e segregação, mas, ao final, suas habilidades e conhecimentos são reconhecidos e valorizados.

7. Mulheres incríveis sonham e conquistam: Aula de pintura, promovida pela professora de artes, com a técnica do cubismo, destacando o sonho profissional das educandas:

8. Mural ALUNAS INCRÍVEIS: encerrando o projeto, as pinturas realizadas pelas alunas com a técnica do cubismo, com os sonhos profissionais das educandas na construção de uma nova identidade. Em anexo segue o relato das alunas sobre o projeto.