Premiação em Feira Brasileira de Ciências

O projeto/trabalho intitulado "Aventuras pelos Biomas Brasileiros: Utilização de Jogo de RPG (Role-Playing Game) para Reconhecimento desses Ecossistemas", desenvolvido pela Escola Estadual Professor Affonso Neves (SRE-Metropolitana C), atualmente inserido no Programa de Iniciação Científica da Educação Básica (ICEB; Edital 04/2023) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), conquistou o 2º lugar na Categoria C (Anos Finais do Ensino Fundamental) durante a 11ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 11ª FEBRAT -, realizada de 23 a 25 de outubro de 2023. Recentemente, por ter recebido tal premiação, o grupo foi contemplado com quatro Bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com vigência de março/2024 até dezembro/2024.

O principal objetivo deste projeto é empregar um sistema de RPG para incentivar os estudantes a imergir nos diversos biomas brasileiros, visando promover a apropriação crítica e significativa desses ecossistemas. Isso se dá por meio da compreensão de seus aspectos naturais, além de estimular reflexões sobre as modificações antrópicas ocorridas nesses ambientes. Vale destacar que o Brasil abriga aproximadamente 20% da biodiversidade catalogada no planeta, distribuída em seis grandes biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal). No entanto, observa-se um distanciamento e desconhecimento por parte da sociedade brasileira acerca dessa riqueza de espécies. Nesse contexto, a escola desempenha um papel crucial ao iluminar esse tema e envolver os estudantes. A heterogeneidade da sala de aula permite a implementação de metodologias diversificadas, sendo a gamificação, especificamente por meio de um jogo de RPG de mesa, uma alternativa eficaz.

O RPG de mesa, um jogo de interpretações onde os jogadores exploram um mundo imaginativo, desafia-os a resolver, em grupo, os problemas propostos por um narrador. Este método é congruente com a aprendizagem por meio de problemas e com o ensino por investigação. Os estudantes-jogadores utilizam a imaginação, criatividade e interação entre personagens, em conjunto com a ambientação (biomas brasileiros), para enfrentar desafios, decifrar enigmas e resolver quebra-cabeças ao longo da campanha proposta. Pedagogicamente, o RPG permite a abordagem interdisciplinar em áreas como artes cênicas, escrita, interpretação de texto, leitura e operações matemáticas. Além disso, tem sido objeto de pesquisa como recurso potencialmente terapêutico e motivador para o ensino de conteúdos ou métodos avaliativos, estimulando o desenvolvimento de habilidades como comunicação interpessoal, empatia, resiliência, autoestima e redução de sintomas de ansiedade.

Atualmente, o grupo é composto por 12 estudantes-jogadores (Arthur Carvalho, Arthur Francisco, Arthur Lopes, Carlos Eduardo Bastos, Dante Gomes, Emanuelle Cunha, Emilly de Oliveira, Giullia Lopes, Maria Alice Possidônio, Roger Quintela, Ryan Soares e Yasmim Silva), um Professor Orientador (Rayan Silva de Paula), uma Professora Coorientadora (Letícia de Cássia Magalhães Avelar), o Núcleo Gestor Escolar (Adriana Maira Ferreira Cardoso Monteiro e Felipe Rosa Sapori) e é acompanhado por um Professor Tutor (Lucas Gomes Rocha). Para obter mais informações sobre o projeto e acompanhar as aventuras do grupo, acesse o site: https://sites.google.com/view/affey.