Prezados,

É com imensa satisfação que compartilho a emocionante notícia sobre a primeira publicação submetida para uma revista de grande relevância nacional, classificada como Qualis B2.

O trabalho, concebido em 2023 pelas alunas do 1º ano do Ensino Médio no âmbito da iniciação científica, alcançou reconhecimento no mesmo ano durante a FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Científica) e na Febrat (Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas). Intitulado "A Visão Etnocêntrica ou Racial Presente no Jogo Resident Evil 5: Uma Análise de seu Enredo e Potencial Didático", seu resumo foi publicado nos anais da FEMIC 2023.

Hoje, em 2024, tenho o prazer de informar que o artigo foi submetido e aceito pela prestigiada revista FT Editora, com previsão de publicação para o próximo mês, sob o título "Desvelando Estereótipos Étnicos e Raciais em Resident Evil 5: Uma Análise Educacional".

Este trabalho colaborativo, composto por aproximadamente 20 páginas de estudo e análise do jogo digital e seu potencial pedagógico, é mais uma prova do sucesso do Projeto de Iniciação Científica da Escola Estadual José Soares Diniz e Silva.

Agradeço imensamente a dedicação e contribuição de cada um dos envolvidos neste projeto:

Danilo Américo Pereira da Silva, como professor orientador de Iniciação Científica
Helder Maioli Alvarenga, como coorientador e tutor de Filosofia
Hugo Fernando Costa Saranholi, como coorientador e tutor de História
Thiago da Silva Fernandes, como coorientador e revisor do artigo
Bianca Rodrigues Silva, como aluna-pesquisadora proponente da pesquisa
Evelyn Camily Ackes de Carvalho, como aluna-pesquisadora colaboradora
Ana Emanuella Santiago De Oliveira Gonçalves, como aluna-pesquisadora colaboradora

Este é um momento de grande orgulho para todos nós. Uma afirmação sobre o excelente trabalho e pelo comprometimento demonstrado ao longo de todo o processo.