“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais” (Guimarães Rosa)

 

Em comemoração aos 300 anos de História de nosso Estado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais implementou, como uma ação integrada ao Regime Especial de Atividades Não Presenciais, o Plano de Estudo Tutorado (PET) - Minas 300 anos. 

Essa ação, ao mesmo tempo que convidava toda a comunidade escolar a participar desse momento histórico, também desafiava a cada um registrar o seu modo de conceber as mil faces das Gerais.

Assim, através de uma ação pedagógica contextualizada e significativa, os estudantes, orientados por seus professores, puderam desenvolver de forma ativa e colaborativa uma forma de homenagear nosso querido Estado.

Os desenhos e cartas desenvolvidos e, porque não dizer, os momentos de criação em que nossos estudantes se viram envolvidos, externalizaram de modo bem peculiar nossa formação histórica, nossa cultura, nossos valores e, sobretudo, nossa maneira de ser e sentir Minas Gerais.

 

Ações como esta, além de despertar e demonstrar o potencial de nossas comunidades escolares, também estabelecem vínculos e sentimentos de pertencimento ao lugar que nascemos ou escolhemos viver. 

Relação de crença, relação de gostar e desejar, relação de pertencimento que os mineiros desenvolvem com suas muitas Minas, descobrindo e redescobrindo sempre suas adoráveis mil faces!

 

Nosso acervo contempla a materialidade dos registros - desenhos fabulosos e cartas inspiradoras -  de nossos estudantes. Mas sabemos que ao aceitar o convite e dar resposta ao desafio de externar Minas, esse fazer pedagógico despertou elementos imateriais que por muito tempo acompanharão seus atores e autores.

 

Registramos nossos agradecimentos a cada um que pensou, elaborou, contribuiu e criou nessa dinâmica. 

Nossos agradecimentos aos gestores, aos professores, aos especialistas, às equipes coordenadoras e organizadoras e aos nossos estudantes. Cada um contribuiu para realizarmos um valoroso trabalho que muito dignifica Minas Gerais e muito dignifica a educação.

Superintendência Regional de Ensino - Metropolitana C 

Belo Horizonte

 

Para acessar o nosso Acervo Virtual clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C CIDADE ADMINISTRATIVA -EDIFÍCIO GERAIS
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - 11º andar
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG
CEP: 31630-901