O projeto desenvolvido pela EE Alizon Themóter Costa é parte das atividades do PROEMI, contemplado nos eixos do Protagonismo e Coletivo Juvenil. Coordenado pelos professores Vanessa M. Romera e Leandro Pereira, com suporte e apoio da Direção Escolar da Escola Estadual Alizon Themoter Costa, diretora Maria da Paixão. O projeto parte da ideia que os jovens têm diversas formas de se expressar, de analisar a própria realidade e através dos filmes é possível estimular a construção de novos olhares.

O projeto foi dividido em três etapas: oficinas de capacitação (cinema, fotografia, massinha e desenho), produção (confecção dos story boards e filmagem) e exibições.

Os alunos produziram cerca de 60 curtas-metragens, que trataram de temas delicados como bullying e suas causas, preconceito, violência contra a mulher, abuso sexual infantil, tráfico, racismo, sexismo, segregação, depressão/suicídio, respeito às diferenças e gentileza ao próximo.

As melhores produções foram submetidas aos olhares críticos de profissionais da área de cinema e suas exibições ocorreram em grande estilo para toda a comunidade escolar.

Surgindo então, o Oscar do Alizon, onde nossos alunos com garbo e elegância assistiram suas produções e foram premiados, sobe aplausos de seus familiares e professores, pelo belo trabalho desenvolvido.

A utilização do cinema permitiu aos alunos criar, interagir e ter fala, onde sua realidade foi o ponto de partida para as produções, criando novos modos de ver e compreender o mundo, assim, eles se tornaram produtores e não telespectadores do mundo em que vivem.