A 3ª Caminhada da Igualdade Racial, promovida pela SEE e organizada pela SRE Metropolitana C, é a culminância do que é trabalho ao longo do ano nos conteúdos escolares, tem deixado de ser apenas uma semana onde são lembrados os negros que foram importantes na música e na dança, para ser um tema muito mais profundo e valorizando grandes nomes das artes, ciências, cultura, medicina...

Estamos longe da igualdade racial, mas caminhamos para o respeito e consciência negra, a partir do momento em que mais crianças, jovens e adultos negros se reconheçam como tal e valorizem sua ancestralidade.

 O estudo efetivo da Cultura Africana e da Diáspora no currículo, tende a esclarecer vários pontos, sobre a formação e crescimento do povo brasileiro.

A concentração da 3ª Caminhada da Igualdade Racial em Pedro Leopoldo, ocorreu na porta da Escola Estadual Imaculada Conceição, indo até a Praça da Matriz. Na Escola Estadual São José na mesma cidade, os alunos do Ensino Fundamental I, mostraram os preparativos para a culminância, que acontecerá no dia 24/11, sexta-feira.

 Em Ribeirão das Neves, os alunos das escolas Professor Guerino Casassanta e Nossa Senhora da Conceição, reuniram-se na Praça Nossa Senhora da Piedade para confraternização e apresentação de números culturais com temas sobre a população negra no Brasil.

Autor: Marco Aurélio Homem Barbosa

Técnico da Educação da SRE Metropolitana C

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C CIDADE ADMINISTRATIVA -EDIFÍCIO GERAIS
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - 11º andar
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG
CEP: 31630-901