A Virada da Educação tem com objetivo de fazer da escola um ambiente mais democrático, onde a luta e as discursões se pautem no respeito e no reconhecimento das diferenças que existem entre os sujeitos que convivem no ambiente escolar, tendo em vista o seu papel de humanização a partir da socialização, da construção de valores necessários ao exercício da cidadania, por meio da convivência democrática e de intervenções concretas nas questões sociais e culturais. O Programa de Convivência Democrática tem por finalidade a promoção, defe­sa e garantia de Direitos Humanos, o reconhecimento e a valorização das dife­renças e das diversidades no ambiente escolar. Além disso, pretende articular projetos e estratégias educativas para promover e defender direitos, compre­ender e enfrentar as violências no ambiente escolar, incentivar a participação política da comunidade escolar e fortalecer a política de educação integral nos territórios onde as escolas estão inseridas.

 Segundo Benevides (2001, apud Moehlecke 2010), “de nada adiantará levar programas de direitos humanos para a escola se a própria escola não é democrática na sua relação de respeito com os alunos, com os responsá­veis, com as/os as/professores, com as/os funcionárias/os e com a comunidade que a cerca”. Ou seja, é necessário que o ensino e a aprendizagem da educação em direitos humanos ocorram num ambiente de consulta às/aos estudantes, so­bre o cotidiano da escola, seus projetos, possibilitando-lhes a oportunidade de manifestar sua opinião e para que os objetivos, práticas e a própria forma de or­ganização escolar estejam coerentes com seus valores. Nesse sentido, estimular a convivência democrática nas escolas estaduais de Minas Gerais requer: incen­tivar a participação das/os estudantes; respeitar e possibilitar as manifestações da diversidade; fortalecer os vínculos da/o estudante com o grupo, a instituição, a comunidade, as/os responsáveis; estimular o protagonismo juvenil.  

  • Rodas de conversa com todo o corpo docente sobre a convivência democrática no ambiente escolar;
  • Organizar grupos de trabalhos para orientar os discentes no desenvolvimento dos trabalhos propostos;
  • Levantar sugestões a serem trabalhadas sobre o tema abordado ‘‘Convivência Democrática no Ambiente Escolar”;
  • Intervenção Pedagógica no período de 18/09 á 22/09/17;
  • Diferentes gêneros textuais com temas diversos;
  • Trabalhos em grupos;
  • Uso de materiais concretos;
  • Produção de textos sobre a convivência democrática no ambiente escolar, como como proposta para a promoção e garantia dos direitos humanos, prevenir a violência escolar;
  • Apresentações de todos os trabalhos realizadas a toda comunidade: desfile, jogral e música.

Responsável: Rosimar de Souza Gomes - Supervisora Pedagógica

 

          

 

 

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