O projeto “Adote seu corpo, antes que uma doença o faça” teve seu início no ano de 2016 na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, logo após a formação de 86 Brigadistas, entre alunos e funcionários da escola. A proposta, na ocasião era fazer uma avaliação das condições de saúde dos alunos e funcionários da referida escola e envolver a comunidade escolar nas ações, o que culminou com uma prática envolvendo várias oficinas e muita apropriação do conhecimento.

A segunda edição do projeto “Adote seu corpo, antes que uma doença o faça” se deu no Cesec Palmital, no último dia 23/09/2017 na Virada Educação de Minas (VEM) cuja proposta foi agregar conhecimento a prática e verificar as condições de saúde/doença dos envolvidos, orientando-os no que fosse necessário. Para realização do projeto contamos com a colaboração e participação de professores, funcionários, alunos, bombeiros civis (convidados ABVMG), brigadistas (Escola Tancredo) e comunidade escolar.

 Executamos nesta data testes de tipagem sanguínea e fator rh, glicemia capilar, aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, oficina de chás e ervas medicinais, apresentação de material e equipamentos de combate a incêndio e primeiros socorros além de uma oficina de combate a incêndio com GLP (gás de cozinha), onde os envolvidos puderam aprender como extinguir o fogo, em caso de sinistro residencial.

Como culminância, foi servida uma deliciosa salada de frutas e posteriormente confeccionada uma cartilha com abordagens gerais referentes aos temas elencados no projeto.

Na oportunidade, gostaríamos de agradecer a presença de nossa Diretora da SRE – Senhora Grasiela Félix, a Senhora Patrícia de Sá, DIRE B e toda equipe da Superintendência que compareceram e participaram dos testes, além de saborearem uma refeição altamente nutritiva. Agradecer também a todos os envolvidos, professores, funcionários, alunos, comunidade escolar e as alunas cursistas de Pedagogia da Faculdade FAMINAS, que também vieram nos prestigiar, além dos bombeiros, brigadistas e do idealizador/fundador da ABVMG – Tenente Roberto Procácio da Silva, a quem em nome dos demais, deixamos nossos sinceros agradecimentos.

Por fim, ao idealizador do projeto “Adote seu corpo, antes que uma doença o faça”, hoje Diretor do Cesec Palmital, que pensou o projeto e realizou a sua segunda edição no dia da Virada Educação/2017, Wellington Alexander Rosa.

Texto: Wellington Alexander Rosa (Diretor)

Revisão: Sandra Maria Silva de Souza (Supervisora)

Apoio: Caixa Escolar Wilson Santana Diniz

Supervisão: Sandra Maria Silva de Souza e Zanandrea Otoni Silva Passos

Participação Especial: ABVMG (Associação de Bombeiros Voluntários de Minas Gerais) – Tenente Roberto Procácio da Silva

Participação nas Oficinas: BPC Alexandre, BPC Marcus Felipe, BPC Jônatas Silva, BPC Jhonas Lacerda, BPC Paulo Roberto, BPC Gideon Bastos, BPC Bruno Antônio, BPC Bruno Amaral, BPC Gabriel Leonardo, BPC Daniele Moreira, BPC Vanessa Augusta, BPC Vanessa Augusta, BPC Luiz Antônio, BPC Leandro Sales, Brigadista Rayan Rodrigues, Brigadista Edvania Ferreira, Brigadista Vitória Karolina, Brigadista Giovani Vinícius, Brigadista Mellissa Vitória, Brigadista Maria Alice.

 

       

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C CIDADE ADMINISTRATIVA -EDIFÍCIO GERAIS
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - 11º andar
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG
CEP: 31630-901