O  Projeto de Handebol, na EE Leonina Mourthê Araújo,  tem por objetivo incentivar a prática desportiva no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade, superação e trabalho coletivo.

Objetivos gerais:

• Difundir os benefícios do esporte como fonte educadora;
  • Incentivar a participação dos estudantes na equipe da escola e aumentar o número de praticantes da modalidade;
  • Promover o intercâmbio e a integração social e desportiva entre os atletas;
  • Propiciar aos alunos o contato com o esporte competitivo saudável;
  • Valorizar a instituição da família em todos os aspectos, contribuindo para a integração do jovem em um ambiente saudável;
  • Reforçar valores como convivência, respeito às regras e espírito de equipe, contribuindo com a formação integral do aluno-atleta.

No ano de 2017  a equipe de handebol do Leonina,  graças ao seu trabalho e o apoio de seu diretor Rogério Campos, obteve grandes conquistas nas várias competições esportivas em que participou. No Jeesp – Jogos Escolares de Santa Luzia sagrou-se campeão.

Participou do JEMG/2017 – Jogos Escolares de Minas Gerais nas etapas Microrregional (Vespasiano)  e Regional (Arcos), conquistando o título de campeão na Microrregional, o  que resultou em mais maturidade e experiência da equipe, colaborando para mais conquistas em outras competições.

No campeonato Metropolitano disputado pelas equipes dos colégios de Belo Horizonte e Região Metropolitana a equipe de Handebol da EE Leonina Mourthê Araújo conquistou mais uma vez o título de campeões.

Selecionados pela ABESC – Associação Buritis de Esporte e Cultura 08 atletas da equipe de handebol do Leonina participaram do Campeonato Mineiro de Clubes – Handebol realizado nas cidades de São Sebastião do Paraíso e Montes Claros.

Com foco nas competições, mas sem perder de vista a importância dos estudos os atletas da equipe de Handebol da EE Leonina Mourthê Araújo se destacam entre os alunos da escola, reforçando a tese de que esporte e educação se completam e promovem a interação entre a comunidade escolar.