• PESQUISA CLIMA ESCOLAR

Informamos que, para darmos início às atividades relacionadas às ações de fortalecimento do atendimento socioemocional na rede estadual de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais encaminha a Pesquisa de Clima Escolar. O objetivo da pesquisa é captar percepções e opiniões dos diversos membros da comunidade escolar sobre a convivência escolar, as relações interpessoais, as condições de aprendizagem e sobre o ambiente geral da escola.

O público desta pesquisa abrange o gestor escolar, as equipes docentes e os estudantes. As respostas coletadas por meio desses questionários serão utilizadas para orientar o planejamento de intervenções voltadas à melhoria da qualidade do clima escolar, bem como para avaliar a eficácia dessas intervenções.

Desta forma, informamos que, no período de 08/02/2024 a 27/03/2024, serão disponibilizados os formulários da Pesquisa de Clima Escolar.

Haverá três formulários distintos. Para melhor auxiliá-los e facilitar o preenchimento, encaminhamos os links da pesquisa "Clima Escolar", já baixados.

Estudantes: destinado para os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental e estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.

Professores: destinado aos professores das escolas públicas estaduais das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências ou Biologia, História e Educação Física.

Formulário Gestores:

Preenchimento já concluído.

Salientamos que o preenchimento do Formulário da Pesquisa de Clima Escolar dos Gestores é obrigatório. Todos os gestores escolares devem responder um formulário para sua respectiva escola, utilizando exclusivamente o e-mail institucional da unidade de ensino (no modelo “escola.cóEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”). Quanto aos formulários destinados aos professores e estudantes, é de preenchimento voluntário, mas é importante incentivar a participação para se ter um panorama de cada escola quanto à sua realidade local.

Para os Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) e escolas estaduais que atendem as Unidades Socioeducativas e Prisionais, neste momento, serão aplicados apenas os formulários de gestores e professores. Nas escolas indígenas, a participação em toda a pesquisa (incluindo os formulários de gestores, professores e estudantes) será facultativa. A viabilidade do preenchimento do Formulário de Clima Escolar pelos estudantes públicos da Educação Especial deverá ser analisada e acompanhada pela Equipe Pedagógica.

Todas as escolas devem se organizar para designar um servidor responsável dentro da instituição. O servidor deverá ser encarregado de compartilhar o link do questionário, orientar os estudantes, incentivá-los a preencher o formulário e acompanhar o processo, abstendo-se de qualquer forma de interferência direta ou influência sobre os participantes ou os resultados, garantindo assim a integridade e imparcialidade da coleta de dados.

Além do questionário sobre Clima Escolar, os Gestores Escolares deverão responder ao final do formulário perguntas referentes às ações da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Essas perguntas buscam identificar áreas de risco e grupos vulneráveis, direcionando ações preventivas e implementando medidas como patrulhas escolares, palestras educativas e programas de conscientização no intuito de promover a segurança nas escolas estaduais de Minas Gerais.

A Superintendência Regional de Ensino deverá orientar as escolas da sua circunscrição sobre o preenchimento dos questionários, incentivando a participação de todos e monitorando o preenchimento dos formulários por meio de instrumentos que serão encaminhados pela SEE.

Agradecemos antecipadamente pela colaboração de todos (as), pois a participação ativa de cada membro é fundamental para o sucesso destas iniciativas.

• PESQUISA SOCIOEMOCIONAL

Esta campanha visa explorar e compreender diversas dimensões das competências socioemocionais dos estudantes do 6° e 8° Ensino Fundamental e 2° Ensino Médio. É obrigatório que todos os estudantes públicos da campanha respondam a pesquisa utilizando o e-mail institucional. O formulário está disponível para preenchimento até o dia 27/03/2024.

Link do formulário para acesso pelos estudantes:

DIRETORIA EDUCACIONAL B - DIRE B

• DIRETORA EDUCACIONAL

ÂNGELA MARIA ALVES PEREIRA SILVEIRA

• COMPETÊNCIAS LEGAIS

Decreto 45.849 de 27/12/2011

Art.72. A Diretoria Educacional - Áreas A e B - tem por finalidade coordenar, no âmbito regional, o desenvolvimento das ações pedagógicas e de atendimento escolar, com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento das Subsecretarias de Desenvolvimento da Educação Básica e de Informações e Tecnologias Educacionais, competindo-lhe:

II – orientar as escolas na elaboração de seu projeto pedagógico e do Plano Anual de Intervenção Pedagógica, subsidiando-as na implementação, monitoramento e avaliação das ações;
V – monitorar e avaliar a execução dos programas de apoio ao aluno;
VI – coordenar a realização dos exames supletivos;
X – acompanhar a realização do processo de avaliação sistêmica e utilizar os resultados para acionar estratégias de intervenção pedagógica;

• SETORES PERTENCENTES A DIRE B

Divisão de Equipe Pedagógica;

Serviço de Apoio a Inclusão.